quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Era mesmo isto! - parte II (Até já!)


quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Os melhores de sempre!


O público decidiu... está decidido! O Tal Canal é o melhor programa de sempre da televisão portuguesa... mas há um outsider (na 8ª posição).

À partida... está decidido

Há dias vinha no carro a ouvir três supostos comentadores de futebol pagos pelos nossos impostos para debitarem umas quantas babuseiras. Ora, como acontece sempre, cada um representa um dos três grandes do futebol português.
Foi com naturalidade que ouvi o defensor dos dragões alertar para a segunda volta complicada que espera os campeões nacionais, que ainda assim têm uma vantagem confortável em relação aos rivais mais directos.

Do outro lado ouvi palavras de esperança... uma esperança legítima mas que deve ser enquadrada no que é o futebol de Benfica e Sporting actualmente. Não me parece sensato falar em crise ázul e branca depois do Nacional 1 FC Porto 0. Nem em rebertura da luta pelo título!

Por muito que custe admitir (inclusive ao cismado), só um milagre roubará o titulo ao FC Porto esta temporada. É a equipa mais organizada dentro e fora das quatro linhas, tem soluções de banco (não parece, mas tem), joga com personalidade, é o líder justo do campeonato... sabe o que faz em campo e qual é a filosofia que deve seguir, mesmo quando não é a mais adequada para o jogo em questão... não foge aos seus princípios.

Custa-me ouvir quem está a 7 pontos personalizar toda a fé nos possíveis reforços (que podem ou não chegar à Luz)... e dizer que ainda há muito campeonato para jogar, quando, em casa, não conseguiu sequer jogar de igual para igual com os dragões.

E dá-me vontade de rir, quando oiço quem está a 10 pontos, dizer que o Sporting podia ter ganho muitos dos jogos que perdeu... A minha avó também tinha um gato que morreu, senão estaria vivo, coitado! O Sporting jamais será campeão este ano.

Posso vir a ter de rectificar este post... e as ideias que nele emito, mas o FC Porto, se mantiver os índices que tem conseguido até agora será, naturalmente, tri-campeão nacional!

Vale a Pena

Gosto de saber quando o dinheiro dos meus impostos é bem gasto.

Esta é uma grande compra do Ministério da Cultura. Ao ver uma entrevista com o intermediário no processo percebi que se trata de um património único e que só ficaria bem "em casa"... e a casa do Fado é Portugal.
Mas também fiquei a perceber que estávamos a dias de esgotar a paciência ao coleccionador, que estava ficar farto deste país de burocracias. Prevaleceu o bom senso e a inteligência de Bruce Bastin!

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A Crise

Nesta altura do ano sucedem-se as notícias de pacote. Aquelas que, por não serem realmente notícias, são feitas com uma semana de antecedência para serem servidas, sobretudo, nos dias 24 e 25 de Dezembro.

Por entre os clássicos há o do comércio. Na Baixa de Lisboa e do Porto... um estagiário é obrigado a ir até às lojas questionar donos e clientes sobre o estado das coisas em termos de vendas/compras.

Todos os anos... mas mesmo todos as respostas são as mesmas. "Este ano gastei mais dinheiro" diz o cliente; "este ano vendeu-se menos do que no ano passado" diz o comerciante. Se há anos em que as resostas coincidem com a realidade dos factos, outros há em que a edição da reportagem é feita à medida do titulo e pivot que ficam de uns anos para os outros. Normalmente associados à palavra crise.

Não acredito que todos os anos o numero de pessoas a queixar-se da crise seja, em termos relativos, tão grande como o que aparece no vox pop final. Vejam com atenção, porque todos os anos em cada 5 pessoas que dizem que "isto está mau" há apenas uma que diz "está na mesma" ou "até foi melhorzinho".

Falta rigor
a estas peças... que são mais do mesmo. As pessoas comem, mas eu preferia ver a repetição do Pai Natal a sair da Lapónia.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Promessa Registada


terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Dormir

do Lat. dormire

v. int.,
descansar no sono;
fig.,
estar ou ficar imóvel;
descansar na morte;
ser descuidado;
negligente;
estar latente;
entorpecido;

v. tr.,
dedicar ao sono certo espaço de tempo;

s. m.,
estado de quem dorme;
o sono.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

¿Hola Portugal, que tal? -II


segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Bora Bascular?

Uma das palavras mais pronunciadas pelos treinadores pseudo-modernos é "basculação"... Eu diria que é uma forma complicada de dizer algo simples.

Mas fica giro (acham eles). Julgam que lhes confere todo um novo estatuto de especialistas da bola. É o que dá ver mais do que duas análises do Freitas Lobo... Mas para os que têm dúvidas aqui fica a dica...

Quero saber o que é uma basculação!

Fenómeno

Filmar os jogos de futebol é cada vez mais recorrente em Portugal. Ao nível do futebol profisisonal não é de espantar como é óbvio, mas a questão é que, cada vez mais, encontro agentes desportivos a filmarem jogos de escalões secundários e mesmo nas camadas jovens.
Eu diria que estamos perante o fenómeno Mourinho. Toda uma nova forma de ver o futebol: treinadores à procura de novas forma de treino, jogadores mais conhecedores do adversário e do próprio colega de equipa, etc... Por mim, tudo bem!
Mas há uma grande questão no meio de tudo isto e que muitas vezes não é tida em conta... O treinador da III Divisão... da I Distrital... ou dos infantis do clube da terrinha... muitas vezes não têm formação para interpretar o que está no video.
Não adianta ter o jogo e vê-lo se não se souber interpretar os erros, perceber a estratégia ou explicar aos jogadores o que fazer... Acho que se andam a gastar muitas cassetes mini dv em vão!

sábado, 8 de dezembro de 2007

Oportunidade

A Cimeira UE-África está na ordem do dia. Por estes dias tenho tido oportunidade de ouvir quem a critique, quem a defenda, e quem a ignore.
Por muito que concorde com quem acha que Lisboa acolhe alguns dos maiores ditadores do momento (alguns quiçá ainda com sangue nas mãos...), não posso estar de acordo com os que condenam a realização da Cimeira e afirmam que as portas da Europa deviam estar fechadas para quem não sabe sequer pronunciar a palavra democracia.

São raras as oportunidades que estes patrões de África se entam à mesma mesa com os lideres europeus. Seria melhor proibi-los de entrar na Europa e continuar a encenar uma suposta ajuda a países com os mais impressionantes indíces de pobreza? Ou será mais proveitoso aturar-lhes as manias e deixá-los quebrar protocolos, ou montar tendas nos arredores de Lisboa e ouvir o que têm para dizer (e concomitantemente) dizer-lhes o que têm de ouvir?

Sinceramente, percebo que por razões de imagem interna Gordon Brown não tenha vindo à Cimeira por causa de Mugabe (ficou-lhe bem, sobretudo junto dos conservadores), mas não tenho dúvidas de que teria ganho mais se tivesse vindo. Era sua obrigação. E podia, cara a cara, dizer o que tem para dizer a Mugabe. Preferiu virar costas ao desafio.

Não é virando costas, fechando as portas ou impondo sanções que os lideres africanos vão mudar. Já o percebemos. Venha o diálogo... na Cimeira!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Até já!