terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A Crise

Nesta altura do ano sucedem-se as notícias de pacote. Aquelas que, por não serem realmente notícias, são feitas com uma semana de antecedência para serem servidas, sobretudo, nos dias 24 e 25 de Dezembro.

Por entre os clássicos há o do comércio. Na Baixa de Lisboa e do Porto... um estagiário é obrigado a ir até às lojas questionar donos e clientes sobre o estado das coisas em termos de vendas/compras.

Todos os anos... mas mesmo todos as respostas são as mesmas. "Este ano gastei mais dinheiro" diz o cliente; "este ano vendeu-se menos do que no ano passado" diz o comerciante. Se há anos em que as resostas coincidem com a realidade dos factos, outros há em que a edição da reportagem é feita à medida do titulo e pivot que ficam de uns anos para os outros. Normalmente associados à palavra crise.

Não acredito que todos os anos o numero de pessoas a queixar-se da crise seja, em termos relativos, tão grande como o que aparece no vox pop final. Vejam com atenção, porque todos os anos em cada 5 pessoas que dizem que "isto está mau" há apenas uma que diz "está na mesma" ou "até foi melhorzinho".

Falta rigor
a estas peças... que são mais do mesmo. As pessoas comem, mas eu preferia ver a repetição do Pai Natal a sair da Lapónia.