quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

À partida... está decidido

Há dias vinha no carro a ouvir três supostos comentadores de futebol pagos pelos nossos impostos para debitarem umas quantas babuseiras. Ora, como acontece sempre, cada um representa um dos três grandes do futebol português.
Foi com naturalidade que ouvi o defensor dos dragões alertar para a segunda volta complicada que espera os campeões nacionais, que ainda assim têm uma vantagem confortável em relação aos rivais mais directos.

Do outro lado ouvi palavras de esperança... uma esperança legítima mas que deve ser enquadrada no que é o futebol de Benfica e Sporting actualmente. Não me parece sensato falar em crise ázul e branca depois do Nacional 1 FC Porto 0. Nem em rebertura da luta pelo título!

Por muito que custe admitir (inclusive ao cismado), só um milagre roubará o titulo ao FC Porto esta temporada. É a equipa mais organizada dentro e fora das quatro linhas, tem soluções de banco (não parece, mas tem), joga com personalidade, é o líder justo do campeonato... sabe o que faz em campo e qual é a filosofia que deve seguir, mesmo quando não é a mais adequada para o jogo em questão... não foge aos seus princípios.

Custa-me ouvir quem está a 7 pontos personalizar toda a fé nos possíveis reforços (que podem ou não chegar à Luz)... e dizer que ainda há muito campeonato para jogar, quando, em casa, não conseguiu sequer jogar de igual para igual com os dragões.

E dá-me vontade de rir, quando oiço quem está a 10 pontos, dizer que o Sporting podia ter ganho muitos dos jogos que perdeu... A minha avó também tinha um gato que morreu, senão estaria vivo, coitado! O Sporting jamais será campeão este ano.

Posso vir a ter de rectificar este post... e as ideias que nele emito, mas o FC Porto, se mantiver os índices que tem conseguido até agora será, naturalmente, tri-campeão nacional!