sábado, 8 de dezembro de 2007

Oportunidade

A Cimeira UE-África está na ordem do dia. Por estes dias tenho tido oportunidade de ouvir quem a critique, quem a defenda, e quem a ignore.
Por muito que concorde com quem acha que Lisboa acolhe alguns dos maiores ditadores do momento (alguns quiçá ainda com sangue nas mãos...), não posso estar de acordo com os que condenam a realização da Cimeira e afirmam que as portas da Europa deviam estar fechadas para quem não sabe sequer pronunciar a palavra democracia.

São raras as oportunidades que estes patrões de África se entam à mesma mesa com os lideres europeus. Seria melhor proibi-los de entrar na Europa e continuar a encenar uma suposta ajuda a países com os mais impressionantes indíces de pobreza? Ou será mais proveitoso aturar-lhes as manias e deixá-los quebrar protocolos, ou montar tendas nos arredores de Lisboa e ouvir o que têm para dizer (e concomitantemente) dizer-lhes o que têm de ouvir?

Sinceramente, percebo que por razões de imagem interna Gordon Brown não tenha vindo à Cimeira por causa de Mugabe (ficou-lhe bem, sobretudo junto dos conservadores), mas não tenho dúvidas de que teria ganho mais se tivesse vindo. Era sua obrigação. E podia, cara a cara, dizer o que tem para dizer a Mugabe. Preferiu virar costas ao desafio.

Não é virando costas, fechando as portas ou impondo sanções que os lideres africanos vão mudar. Já o percebemos. Venha o diálogo... na Cimeira!

1 Comments:

Blogger Humberto Ferreira said...

Meu caro IMCA concordo plenamente com a tua opinião em relação à cimeira... Sou sincero, estou parcialmente à parte daquilo que foi falado por lá, mas segundo vi num jornal de extrema credibilidade no panorama jornalístico nacional, o 24 Horas, a cimeira UE-África foi de facto uma oportunidade... que mais não seja de negócio para quem comercializa tapeçarias, já que, segundo esse jornal, os líderes africanos compraram quase todas as tapeçarias de Portalegre. Na edição de hoje pode ler-se "Eles gostam é das tapeçaris", por isso houve gente portuguesa feliz e isso é que interessa.

Abraço

2:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home