sexta-feira, 29 de junho de 2007

Amor



«Para alguém como eu, que ama o futebol e que nunca foi traído por ele, seria muito bonito morrer no banco, durante um jogo», disse Trapattoni, em entrevista ao jornal austríaco Kurier.


domingo, 24 de junho de 2007

Tira lá a roupa



Ana Paula Oliveira. Trata-se da famosa árbitra brasileira que decidiu posar nua para a playboy.

A decisão de se mostrar tal como veio ao mundo deixou perplexos os amantes do futebol... e mesmo os que não ligam à bola! Mas, a pobre da miúda já está a ver a vida a andar para trás depois da famosa revista masculina ter anunciado esta “cacha” (apeteceu-me chamar-lhe assim). No Brasil já ninguém a quer ver dentro das quatro linhas e até a FIFA promete mão pesada... Ana Paula Oliveira vai ficar fora do quadro de elite da FIFA para 2008! Não se faz!

É óbvio que sou suspeito... até porque me parece que vão dar umas belas fotos! Mas, vamos reflectir um pouco... E se, em Portugal, começam a “nascer mulheres” com coragem para agarrarem na bandeira e no apito? Vamos ser obrigados a ir contra as ideias da FIFA... e depois? É que, no nosso país, impera a lei do “despe e sobe... na carreira” (não me peçam exemplos por favor, porque não gostava de citar nomes).

Já estou a imaginar os observadores da Liga a darem pontuação máxima à assistente que melhor performance teve na noite anterior, naquele Hotel pago pelo Presidente do clube que precisa de pontos como de pão para a boca. Ou então, estou a ver, finalmente, o público a aplaudir um elemento da equipa da arbitragem assim que o nome da assistente é proferido no sistema sonoro do estádio...

Acho de um cinismo indescritível que a rapariga seja arredada da alta roda do futebol “apenas” porque, decidiu na sua vida pessoal, aparecer nua numa revista! Quando o mundo do futebol e seus protagonistas estão no top ten de clientes no mundo da prostituição. Diz um elemento da arbitragem da CBF que Ana Paula Oliveira vai estar afastada “Enquanto estiver mais preocupada com a visibilidade”. Aposto que este vai contribuir para esgotar o stock da Playboy no dia em que a árbitra aparecer na capa...

Sejamos sérios. É verdade que ela não esteve bem esta temporada e, ao que parece, cometeu erros crassos em jogos decisivos. Mas dêem uma 2ª oportunidade à moça...

Bem este post... serve ainda para reflectir sobre as mulheres no mundo da arbitragem. Um tema que já discuti com muita gente, sendo que, já encontrei os que dizem: “nem penses numa coisa dessas...”; e os que dizem: “porque não?”. Pois eu concordo com os segundos. Porquê? Porque nos anos em que joguei futebol, em camadas jovens, encontrei uma meia dúzia de vezes árbitros no feminino. Garanto-vos que tanto jogadores, como dirigentes, como público... demonstraram sempre um imenso respeito pelas árbitras. Mesmo em jogos, nos quais, havia erros demasiado evidentes. Na hora de nos dirigirmos ao árbitro pensávamos sempre duas vezes. Por outro lado, as mulheres conseguem incutir no jogo um cariz mais pedagógico, acompanhando cada decisão com uma breve e clara explicação... pelo menos assim acontecia. Lembro-me, inclusive, do meu trainador no ano de Juvenil (Sr.Américo), nos dizer para termos respeitinho com a Sra. Árbitra! Devia sê-lo com todos... homens ou mulheres, é verdade.

Apesar de tudo, acho que ainda somos um país, no qual, o sexo masculino tenta discriminar o oposto no bom e no mau sentido. Ou seja, assim como o Homem português é capaz de se machista ao ponto de não levantar o cú do sofá para cozinhar ou passar a ferro... também é mais comedido e capaz de respeitar a mulher em cenários de exposição pública. É verdade que vos trago um exemplo de camadas jovens. Será que, ao mais alto nível as mulheres seriam poupadas pelos nossos dirigentes e pelos espectadores? Não tenho a certeza!

Mas eu gostava muito de ver mulheres de apito na boca e bandeira na mão... Respeito no futebol, precisa-se!

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Quando estou só reconheço - FP

Quando estou só reconheço
Se por momentos me esqueço
Que existo entre outros que são
Como eu sós, salvo que estão
Alheados desde o começo.
E se sinto quanto estou
Verdadeiramente só,
Sinto-me livre mas triste.
Vou livre para onde vou,
Mas onde vou nada existe.

Creio contudo que a vida
Devidamente entendida
É toda assim, toda assim.
Por isso passo por mim
Como por cousa esquecida.


Fernando Pessoa

Há dias e dias...



Há dias em que só apetece encontrar uma...

terça-feira, 19 de junho de 2007

Na Profissão Errada - 4



O São Pedro... esse mentiroso compulsivo que nos anda a dar chuva em pleno mês de Junho... às portas de Julho.

Uma mentira desta dimensão só está ao alcance da classe política... Manda de lá o sol e o calor e deixa-te de birras!

Juro que é Portuguesa!



Fado? Gosto Muito!
Quem me conhece vai estranhar esta minha devoção pelo "Novo Fado". Principalmente se tiver com problemas a abrir a página e em vez da fotografia acima publicada tiverem apenas aquela cruz vermelha irritante que mais não quer dizer do que... querias ver, mas não vês! Vista a foto não podem restar dúvidas :)

Chama-se Ana Moura... é linda... tem uma voz deslumbrante (aquela doce rouquidão)... é simpática... inteligente... respeitada pela crítica internacional... capaz de encher as maiores salas da Europa... ah, e tem apenas 25 anos esta menina de Santarém. Sim, é portuguesa... mas não parece.
Pouco conhecida dentro de portas, ou não tanto como talvez merecesse, esta fadista rapidamente saltou da noite lisboeta para viagens pelos principais palcos europeus. Não a conhecia. Vi-a a 1ª vez em entrevista à RTP 1 e poucos dias depois num programa da :2. Na primeira limitei-me a avaliar a beleza e a tentar perceber se era mais uma modelo disfaraçada de qualquer coisa credível... na segunda entrevista apercebi-me do quão enorme é esta artista! E eu que nem ligo nada a fado...
Estará na Casa da Música a 11 de Agosto... de olhos fechados, porque é assim que gosta de cantar!... confiram, com os olhos bem abertos.

¿Hola Portugal, que tal?

Uma semana não é assim tanto tempo, é verdade. Mas quando nos ausentamos do país por pouco tempo que seja estamos à espera de encontrar algo novo quando chegamos...

Para nós jornalistas, ficar uma semana sem ler a imprensa portuguesa e sem ouvir um noticiário português (que me perdoem os mais radicais que nem de férias conseguem desligar o cérebro destas lides, mas eu consigo) parece uma eternidade.

Assim sendo, é natural que, quando chegamos, queiramos perceber de imediato qual é o tema do dia... se há novos protagonistas... se há grandes aquisições no mundo do futebol... enfim, se alguma coisa nos pode surpreender.

Quando cheguei ouvi um noticiário numa rádio que me é muito cara, por sinal, e logo percebi que o palco e os protagonistas eram precisamante os mesmos. Tal como no dia em que parti abria-se o noticiário com a OTA. E com uma "estrela" que está agora mais viva do que nunca... Rui Moreira de seu nome.
(Onde há OTA há Moreira! Que, ou muito me engano, ou faz mesmo parte de um conjunto de personalidades da actual 2ª linha, que se preparam para saltar para a frente de batalha nos próximos anos... ou meses!).

Mas, de volta ao tema inicial, rapidamente percebi que nada mudou. O céu mantinha-se cinzento e as pessoas pouco sorridentes... é da desilusão. No desporto nada de novo, para além das contratações que já esperava... e aqui atenção ao jovem Izmaelov (vai dar cartas no Sporting este belo jogador).

De resto tudo na mesma como a lesma... até porque se dúvidas houvesse de que estamos num país estagnado, no qual, quem é louco (ou rico) arrisca-se a fazer 1ª página e a ser notícia... eis que surgiu o Joe Berardo, que sem respeito por nada nem ninguém usou o Benfica e o dinheiro que tem para ser (mais) falado, valorizar acções e proferir declarações lamentáveis sobre profissionais de excelência do futebol português (Rui Costa, leia-se).

Por tudo isto tiro duas conclusões: o que me custa a voltar ao meu país sempre que dele saio, leva-me a pensar que se calhar um dia vou para ficar... Por outro lado, o que mais me custa não é ver que os palhaços no circo são os mesmos ao fim de uma semana. É antes ter a noção de que dentro de 2 ou 3 meses ainda vão ser estes os bobos da corte...

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Férias

do Lat. ferias
s. f.,

(no pl. ) dias de suspensão dos trabalhos oficiais;
(no pl. ) folga;
(no pl. ) descanso, repouso.

Na Profissão Errada - 3



Têm razão, este já cá devia estar! Mas já lá diz o ditado: "antes tarde..."...

Este senhor quebra em toda a linha o discurso calculista de Sócrates e restantes membros do Governo. Excepção feita, claro a Manuel Pinho.

Tal como Lino (que devia ter percebido, inclusive, o recado "certeiro" de Cavaco Silva), o Ministro da Economia já tem os patins calçados há muito tempo.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Era mesmo isto!