terça-feira, 19 de junho de 2007

¿Hola Portugal, que tal?

Uma semana não é assim tanto tempo, é verdade. Mas quando nos ausentamos do país por pouco tempo que seja estamos à espera de encontrar algo novo quando chegamos...

Para nós jornalistas, ficar uma semana sem ler a imprensa portuguesa e sem ouvir um noticiário português (que me perdoem os mais radicais que nem de férias conseguem desligar o cérebro destas lides, mas eu consigo) parece uma eternidade.

Assim sendo, é natural que, quando chegamos, queiramos perceber de imediato qual é o tema do dia... se há novos protagonistas... se há grandes aquisições no mundo do futebol... enfim, se alguma coisa nos pode surpreender.

Quando cheguei ouvi um noticiário numa rádio que me é muito cara, por sinal, e logo percebi que o palco e os protagonistas eram precisamante os mesmos. Tal como no dia em que parti abria-se o noticiário com a OTA. E com uma "estrela" que está agora mais viva do que nunca... Rui Moreira de seu nome.
(Onde há OTA há Moreira! Que, ou muito me engano, ou faz mesmo parte de um conjunto de personalidades da actual 2ª linha, que se preparam para saltar para a frente de batalha nos próximos anos... ou meses!).

Mas, de volta ao tema inicial, rapidamente percebi que nada mudou. O céu mantinha-se cinzento e as pessoas pouco sorridentes... é da desilusão. No desporto nada de novo, para além das contratações que já esperava... e aqui atenção ao jovem Izmaelov (vai dar cartas no Sporting este belo jogador).

De resto tudo na mesma como a lesma... até porque se dúvidas houvesse de que estamos num país estagnado, no qual, quem é louco (ou rico) arrisca-se a fazer 1ª página e a ser notícia... eis que surgiu o Joe Berardo, que sem respeito por nada nem ninguém usou o Benfica e o dinheiro que tem para ser (mais) falado, valorizar acções e proferir declarações lamentáveis sobre profissionais de excelência do futebol português (Rui Costa, leia-se).

Por tudo isto tiro duas conclusões: o que me custa a voltar ao meu país sempre que dele saio, leva-me a pensar que se calhar um dia vou para ficar... Por outro lado, o que mais me custa não é ver que os palhaços no circo são os mesmos ao fim de uma semana. É antes ter a noção de que dentro de 2 ou 3 meses ainda vão ser estes os bobos da corte...

2 Comments:

Blogger Desnorteada said...

Estavas inspirado... ;) que grande leitura do pequeno país em que vivemos... só acho é que os palhaços se confundem com os bobos da corte... ;)

11:49 da tarde  
Blogger Humberto Ferreira said...

Excelente post...
Resume-se em 6 palavras e três pontinhos

"Está tudo na mesma... como a lesma

2:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home