terça-feira, 31 de outubro de 2006

Telhados de vidro



O primeiro ofende os adeptos portistas no Dragão. Quem é? Homem forte do futebol do SL Benfica.

A segunda ofende os adeptos benfiquistas no Estádio da Luz, sob escolta da claque azul e branca! Quem é(ra)? Companheira de Pinto da Costa e habitual presença nos camarotes presidenciais dos estadios em portugal ao lado do seu mais-que-tudo.

O que têm em comum? São crianças mal-educadas que não se portam bem fora de casa.

PS: Ah... e são estúpidos também.

RIVOCIRCO I


Quatro oradores, mais de 20 garrafas de água consumidas entre eles; cerca de cem pessoas a assistir, transformadas em pouco mais do que vinte com o passar das horas... quatro horas e meia de “debate”. Em cima da mesa o papel de um Teatro Municipal ou a definição de serviço público!
Dados relativos a um debate promovido pelo “Juntos no Rivoli” na sequência da entrega a privados da gestão do teatro Municipal da invicta. Muito se falou durante tanto tempo de debate. Todavia, não obstante as excelentes intervenções dos primeiros intervenientes, veio o lavar da roupa suja, veio a politização do tema... A certa altura disparava-se em todos os sentidos, sendo mais importante encontrar o adjectivo mais original para ofender Rui Rio do que debater com clareza e objectividade o que estava em cima da mesa.

Uma coisa é certa, não querendo justificar o injustificável, e por isso não comento a postura de Rui Rio em todo o processo do Rivoli ou a sua política cultural, há uma questão que me parece óbvia: ninguém consegue objectivamente definir o papel de um Teatro Municipal; muitos tentaram mas ninguém consegue balizar a responsabilidade do serviço público; no fundo ninguém se entende... a tal ponto que, com estranheza, desde o primeiro momento vi a Plateia, representada ao mais alto nível nos protestos no Rivoli. Ora, para quem não sabe, a Plateia tem uma proposta de gestão em cima da mesa. Diziam no debate que apareceu por questões políticas... não entendo! Até porque vai contra tudo o que está inscrito nas faixas de luta dos barricados e amigos dos barricados... no fundo a proposta da Plateia também não serve o serviço público mediante o caderno de encargos que apresenta, por isso não devia existir, ainda para mais construído por quem tão fortemente tem defendido o contrário.
Curiosa a forma como Augusto Seabra tratou Rui Rio. O crítico entende que toda a estrutura do seu executivo foi pensada ao pormenor, sendo que, a existência de um vereador da Cultura que pouco percebe do assunto, faz parte do plano de asfixia de Rio ao sector.

Por fim nota negativa para Miguel Von Hafe, vereador socialista. Na hora de politizar o debate falou em cansaço da oposição... e de desilusão! Com cara de quem já não tem forças para continuar. Rio adoraria ter visto aquele cenário. Assim como gostaria de ter visto Paulo Brandão, do Teatro Municipal de Braga, falar com propriedade da eficácia da gestão privada de um espaço quando bem feita! Não é impossível – disse ele. Quase “levava na boca”... Coitado. Mas defendeu de forma corajosa a sua ideia e nunca teve medo de ignorar as vozes de “culturo-políticos”, que procuraram desviar para canto a razão de ser do debate.

Resumindo: quatro horas e meia de debate, muitos temas levantados, poucas conclusões, homens da cultura cansados, Rui Rio fresco que nem uma alface para mais um dia de... asfixia!

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Clássico!


Anderson é um pequeno génio! Alia ao talento uma grande capacidade física. Factores que, a curto prazo, vão fazer do “miúdo” um fenómeno no futebol internacional... assim esteja ele rodeado das pessoas certas. A lesão frente ao Hamburgo deixou os adeptos azuis e brancos tristes e preocupados... Todavia agora que o menino brasileiro se volta a lesionar, os adeptos já têm em quem “bater”: no rival de sempre. Mais do que preocupados com a paragem de três meses do 10 brasileiro, o FC Porto está disposto a encostar o Benfica às cordas fazendo do lance protagonizado por Katsouranis um exemplar de arte violenta.
Sinceramente, não me parece assim tão violento. Sobretudo quando comparado com tantos outros que acontecem semanalmente no futebol português... e, porque não, até noutros campeonatos europeus. O grego tem uma entrada impetuosa, mas com os olhos colados na bola. Porém, infelizmente, atirou para o estaleiro (por mero acaso) um dos melhores futebolistas da liga Bwin...
Que pena falarem tanto disto e tão pouco do grande espectáculo que foi o clássico. Que bela partida! Como sempre adoro ver estes jogos no café rodeado de tudo o que é adepto, sentindo, “in loco” o fervilhar das emoções a cada minuto que passa, com adeptos que raramente saem de casa, e provavelmente até nem sabem quem joga no onze da sua equipa (mas neste dias há que picar o vizinho... e porque não o dono do café que cisma em ter uma águia logo por cima da máquina do café!).
Quanto a Veiga... pouco a dizer! As imagens falam por si. E assim vai a classe dirigente no nosso país. Repleta de incompetência e orelhas de burro... que pena!

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Que bela surpresa!


Little Miss Sunshine! Confesso que durante a viagem para o cinema pensei: "este filme deve ser horroroso!". Porém, enganei-me redondamente e acabei por assistir a uma das comédias que mais me marcou nos últimos tempos. Que famíla... e que banda sonora!!!

A não perder!

Não sabem, mas eu conto-vos


Não acredito em fantasmas... Ou melhor, não quero acreditar. Mas no domingo passado, por momentos, julguei que o fantasma de Avelino Ferreira Torres tinha invadido o estádio (com o seu nome!!!) do Marco - novamente. Perante pouco mais do que uma centena de pessoas e debaixo de uma intempérie, a equipa da casa empatou a 2 golos com a União Desportiva Oliveirense. A arbitragem foi vergonhosa com laivos de estupidez que deixam qualquer adepto à beira de um ataque de nervos.
Os golos dos forasteiros foram apontados de grande penalidade. Algo que enervou o actual presidente do F.C.Marco. De guarda chuva em punho decidiu abandonar a bancada e "viajar" até ao relvado. Pelo caminho apenas um guarda o tentou impedir... mas entre ficar com a cabeça a prémio ou deixar o SR. Presidente invadir o relvado a escolha era óbvia.
E lá andou ele, perto do fiscal de linha, perto do relvado, perto dos jogadores... protestou, ofendeu, ameaçou, mas nada lhe aconteceu! Cansado, voltou à bancada e viu o resto do encontro.

Surpreendidos? Eu não!

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Por detrás da treta


Está aí o "Filme da Treta"! Talvez um feito inimaginável para António Feio e José Pedro Gomes quando um dia se sentaram e protagonizaram o início de uma saga de conversas, que conseguem ilustrar muito do que é a peculiar sociedade portuguesa.

Há dias ouvia numa estação de rádio rasgados elogios ao filme e aos dois grandes protagonistas. Merecido, sim senhor! Porém, não posso esquecer a forma prepotente e infeliz como o cidadão José Pedro Gomes recebeu um dia, no seu camarim (antes de apresentar: O País dos Jeitosos), em Oliveira de Azeméis uma rádio local. Gozou com os jornalistas e com a sociedade oliveirense, num dia em que nem sequer teve casa cheia.

Não vou, por isso, ver o “Filme da Treta”, pelo menos por agora...

Gente da alta, gente da pesada


Não tenho nada contra a autoridade e até acho que os polícias são muitas vezes injustiçados. Em Portugal não há condições para poderem exercer as funções para as quais existem...
Todavia, como em todas as profissões há bons e maus profissionais... e há ainda os que para além de maus, envergonham a comunidade em que se inserem.

Por isso aqui fica um excerto de uma conversa que mantive com um oficial da GNR de São João da Madeira há dias. Confrontado com uma infracção a poucos metros do posto da GNR pensei que apenas por lapso a viatura que obstruia a rua não tinha sido multada... Pensei mal, porque as razões eram bem mais vergonhosas...

imca: Boa tarde! Sr Guarda está ali um carro a impedir a passagem na rua da Biblioteca Municipal. Já está há algum tempo e não foi multado nem rebocado...

polícia: Eu sei.

imca: E não fazem nada? Às vezes multam por tudo e por nada e hoje não vão fazer nada?

polícia: olhe lá... o sr. tem todo o direito a fazer essa pergunta. Mas eu posso responder-lhe. É que há ali um casamento na Capela (no centro de SJM e perto da infracção) e sabe como é... é gente da alta. Aliás até vão agora para a Quinta das Oliveiras para o jantar (Quinta de luxo na zona). Pediram-nos para facilitar. Há ali antigos Secretários de Estado e tudo amigo. Gente da Pesada.

imca: Obrigado sr. guarda. Tenha uma boa tarde!

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

POST ZERO

É tradição! Só por isso aqui está o "post zero"... nome pomposo para algo que é pouco menos do que nada. Porque nada tenho ainda para dizer! Só mais logo. Está inaugurado o "cismado".