segunda-feira, 26 de maio de 2008

Para uns racismo social, para outros...

"É difícil para a ficção competir com a realidade?Muito difícil. Mas sempre foi. Em qualquer parte do mundo. A realidade é muito mais engraçada do que qualquer coisa que se possa criar. O humorista capta apenas um ou dois frames engraçados. A “Liga dos Últimos” [programa desportivo da RTP] é um extraordinário exemplo de um programa de humor involuntário."

Maria Rueff in JN (25/05/2008)

Estes "japas" são malucos

Fiquei colado na televisão quando, há dias, me apercebi que estava uma japonesa à porta do hotel onde estagia a selecção nacional em Viseu. Não pelo facto de lá termos uma fã (quantas não estão lá todos os dias...), mas sobretudo pelo facto desta ter vindo do Japão (vejam só a qualidade de vida destas japoneses) de prpopósito para ver... o Paulo Ferreira.

A minha questão é... Porquê o Paulo Ferreira? Vestida a rigor com a camisola do ídolo, que nem é (de todo) uma das referências da selecção nacional (e nem o tenho como sendo um sex-symbol da equipa das quinas... dizem as especialistas), a japonesa, com o seu guarda-chuva tradicional não poupou as palavras para elogiar o defesa do Chelsea.
Isto há malucos para tudo...

PS: Dizia-me e bem um colega de trabalho, que isto só demonstra, por um lado o poder económico destes asiáticos... bem como o que significa o futebol inglês e a selecção portuguesa por aquelas bandas. Conhecem algum jogador japonês? ou iam lá vê-lo ao perto? Mesmo que quisessem não tinham dinheiro para tal...

sexta-feira, 2 de maio de 2008

AOPEN


imagens que valem mais do que aparentam. imagens que escondem alguém. imagens que mostram sentimentos. imagens que dizem tudo. Há imagens que merecem ser mostradas. imagens que se impõem. imagens que nos marcam. imagens que guardam estados de espírito. imagens discretas. imagens felizes. imagens que perduram. imagens que doem. imagens que brilham. imagens que nos fazem viver. imagens que nos emocionam. imagens que nos empurram para o outro lado. imagens que nos fazem sorrir. imagens que revelam pessoas. Há imagens das quais nos orgulhamos!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

A Frase

"A estupidez dos tripeiros foi virarem-se contra Lisboa em vez de se virarem para Barcelona" by Rui Reininho.

O única pop-star portuguesa.

Olha o meu café!

Não sei se já repararam, mas muitos cafés têm algures nas suas paredes uma fotografia aérea do estabelecimento. Desde criança que me habituei a ver este cenário. E nunca questionei tão banais molduras.
Até que, num dia destes, descobri que estas fotos são tiradas por empresas especializadas (ainda hoje e apesar do google earth) e são vendidas aos proprietários dos cafés a preços elevados.
A minha questão é só uma: Para que raio quero, como proprietáio de um espaço comecial, ter nas paredes do estabelecimento um quadro com a fotografia do meu telhado e dos jardins dos vizinhos? Estranho!

O Tal País, o velho Herman

Sempre fui fã de Herman José. Mas da versão antiga do humorista. Não a dos talk shows, não a das séries falhadas na Sic, mas o que fez, por exemplo, o Herman Encicolpédia.
Para quem tem saudades deste Herman, aconselho "O Tal País" na antena 1. O humorista voltou à rádio e fez bem. São momentos de boa disposição, nos quais voltamos a encontrar os "bonecos" que Herman tão bem sabe criar.

AFT - A alegria do povo

Já nada me surpreende neste país. Mas, há coisas que continuam a deixar-me com vontade de apanhar o primeiro avião para... algures.
Na segunda sessão do Julgamento de Avelino Ferreira Torres, o ex-autarca foi recebido por centenas de populares. Apesar de estarmos numa quarta feira à tarde (supostamente dia de trabalho) as mesmas não deixaram de aplaudir Avelino e forçar a entrada na sala de audiência.

Um circo de tal dimensão que não dispensa o palhaço-mor. O arguido. Entra na sala, com uma gravata com bandeiras dos Estados Unidos. Diz que "é o Bush", ri-se e goza com os próprios advogados.

Na sessão anterior tinha faltado ao respeito ao colectivo de juizes e ao Procurador. Por isso, começou por pedir desculpa num tom que não deixou de ser ironico.
Impediu (aos berros) repórteres fotograficos de lhe tirarem fotos de frente. Mandou umas piadas para o povo. Gozou com a testemunha chave no processo e desmentiu-a quando esta comprovou o essencial da tese do MP.

Quando saiu foi de novo aplaudido. Podemos estar perante alguem que durante anos se serviu de um testa de ferro para comprar terrenos posteriormente valorizados com a alteração do PDM, mas as pessoas não querem saber. Acham piada. Sobretudo quando Avelino Ferreira Torres começa a insultar jornalistas.

Cansado de perguntas dificeis (Porque é que terá emprestado dinheiro a titulo pessoal a alguem que nem lhe era proximo, por exemplo) desatou a insultar. O povo olha com orgulho do antigo presidente, a multidão começa a insultar também, os jornalistas começam a ficar pequenos no meio do aperto, a situação não está fácil... Avelino sabe que joga em casa e grita na cara de um colega de trabalho. Insulta-o!

"Faça-me uma entrevista! Eu digo-lhe tudo sobre José Faria, mas tem de publicar! Faça-o se tem tomates. Diga a esta gente que tem tomates caralho. Diga! Não tem... você e essa sua amiga", grita Avelino.

Incompreensivelmente alguns colegas mantêm os microfones apontados a este senhor, as cameras continuam ligadas... o povo exulta. Eu, apenas lamento.