terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Vergonha

Neste post vou falar de coisas que me irritaram no último fim de semana. Como estou cansado vou falar apenas de duas.
Pensei começar pelo que disse o Provedor do Telespectador sobre a Liga dos Últimos. Mas como para além de estar cansado, não tenho tempo a perder com imbecilidades ditas por quem o provedor decidiu encomendar vou-me centrar apenas em um dos temas.

Reportagem nos estádios de futebol em Portugal. Continuo a achar inacreditável e até repugnante que meia dúzia de "canalhas" encorpados graças às horas que passam no ginásio (trocadas por aquelas em que deviam estar a aprender a viver em sociedade) achem que podem empurrar, insultar, agarrar... os repórteres de rádio no final dos jogos.

O que mais me custa é que são pagos para isso. E agora até há senhores da Liga incumbidos de impedir a reportagem no final dos jogos. Disse-o em directo e voltarei a fazê-lo as vezes que for preciso... é uma vergonha. Tenho vergonha de fazer jornalismo desportivo num país que insiste em maltratar quem apenas quer ouvir uns quantos rapazes que ganham dezenas de milhares de euros por mês. E, por isso, têm e devem prestar contas perante os adeptos. Perante o país. Deixem-nos falar.

Esta censurea de meia tigela tem uma causa clara: os clubes não dominam os atletas. Estão condenados a julgamentos públicos mediante o que vai ser dito no calor dos jogos. Porquê? Porque não há formação, não há educação, não há cultura comunicativa nos clubes.

Os clubes nacionais fecham-se a 7 chaves. Só perdem. Por isso são pequeninos... Os jogadores não estão a falar para os jornalistas. Estão a falar para o público.

PS: Um colega de trabalho chegou ao local marcado para uma entrevista com um jogador internacional português que representa um dos 3 grandes do nosso futebol. Esperavam-no, para além do entrevistado, também o empresário e a assessoria do clube em causa. Levava uma lista deperguntas (exigida pelo clube). Mais de metade foram cortadas, ora pelo representante do atleta, ora pela assessoria do clube. Rir ou chorar?

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Prémio


Já agora, façam o favor de votar: Prémio Capitão Moura!

Pirómanos

"Gondomar: PJ deteve pirómano familiar reincidente" - Lusa
Ora, o que é um pirómano familiar?

a) um sujeito que pega fogo à família
b) um sujeito que pega fogo a tudo por tradição de família
c) um sujeito que pega fogo à própria habitação

c 1) com a família lá dentro
c 2) sem a família lá dentro à excepção da sogra

d) um sujeito já bem conhecido por pegar fogo a tudo a ponto se ser quase um "familiar" das autoridades

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fantasmas

Quem estava na baliza de Portugal aquando do 2ªgolo da Dinamarca?

a) Ricardo
b) Quim
c) o Quim a imitar o Ricardo

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Perigo?

Noutras modalidades há zonas de protecção para os espectadores. Noutras modalidades os acidentes com o público são evitáveis. Noutras modalidades podemos controlar e minimizar os danos de um possível acidente. Noutras modalidades explicam aos espectadores o que devem fazer em caso de emergência.

No Red Bull Air Race não é bem assim. Quem me garante que o piloto (humano como qualquer um de nós) não vai perder o controlo do avião. Quem me garante que uma avaria no aparelho não o pode conduzir na direcção errada? E depois? Não há margem de erro possível...

O perigo é uma realidade, mas acho engraçado que ninguém fale disso. Não interessa.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Paralímpicos - Slogan Infeliz


Fenómenos Inexplicáveis - III