segunda-feira, 30 de junho de 2008

Góticos

O que é "ser gótico"? Há alguns anos convivi de perto com alguns supostos góticos, mas nada me aproximou de um sub-mundo que parece existir em pleno século XXI.

Vi há dias uma reportagem, na qual, ficou claro que o movimento gótico está aí em força. E, na qual, também ficou mais do que evidente que há, em Portugal, quem beba sangue humano quase que "por necessidade". É um cenário de horror para uns, mas aparentemente natural para um grupo de pessoas que leva a vida na sombra de uma ideologia muito negra.

Só lamento que neste, como noutros movimentos, os membros que os formam tenham ido lá parar por mero acaso ou necessidade criada em fase da adolescencia... sem saberem o que é realmente ser gótico.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Magia


É estranho, estúpido... e até bizarro. Se qualquer pessoa pode comprar uma revista com toda a informação sobre qualquer competição desportiva, porque há-de gastar dinheiro numa caderneta e em centenas de saquetas com cromos? A informação que trazem nem é grande coisa.
Trata-se de uma tradição que passa de geração e geração. Contagia crianças e adultos. Pensava que ia acabar com o tempo, mas mantém-se bem viva. E agora té já há cadernetas que trazem anexadas todos os cromos, sem repetições... é só colar! Há coisas que não se explicam...

sábado, 21 de junho de 2008

Amén

Fado

Parei para ver no que dava este Euro-2008.

As minhas dúvidas tinham razão para existir. Mas, não foi pelos motivos que evoquei no post anterior aquando do arranque do Euro, que ficamos fora da competição nos quartos de final.

Portugal - Turquia: Belo jogo da equipa nacional. Soube controlar os espaços e a bola. Estudou bem um adversário que pareceu, no campo, mais fácil do que é realmente. Grande partida de todo o meio campo das quinas. Deco foi o melhor, Pepe esteve em grande plano.

Portugal - Rep. Checa: Era, na teoria, o adversário mais complicado do grupo. Uma vez mais começamos bem. O golo surge de um lance fortuito, mas estava lá o artista... Deco. Sofremos um golo de bola parada (o primeiro de mais). Acordamos a tempo, mas já aqui ficavam patentes algums fragilidades no sector defensivo, sobretudo naquele espaço nuclear entre a linha defensiva e o meio campo. Ronaldo marcou, mas não é este o melhor do mundo...

Portugal - Suiça: Intercalei o visionamento do jogo com um lanche "ajantarado". Não podia ter feito melhor. A segunda linha portuguesa prova o que os criticos já tinham dito. As opções de Scolari para um suposto plano B não existiam. E a vontade dos que não conseguiam ser o plano B também não era grande coisa. A começar por Ricardo Quaresma... um cruzamento de letra e muita demagogia.

Portugal - Alemanha: Como nos apartamentos T2+1... também aqui há 2 culpados mais 1. Ricardo (e eu nem sou um dos maiores criticos) esteve muito mal. No segundo golo pode sair mais depressa, e no terceiro tem de saltar mais do que o meu primo de 2 anos e tem de, na pior das hipoteses, socar a cabeça do Ballack em vez de semi-saltar atrás dele e de olhos fechados. O primeiro golo não me surpreendeu. Disse a quem via o jogo comigo que o Schweinsteiger ia fazer a cabeça em água ao Paulo Ferreira. Na spider cam pode ver-se o avanço dado pelo jogador alemão da hora do arranque. Só na segunda parte percebeu, o portugues, que tinha de jogar na antecipação. Finalmente, Cristiano Ronaldo (o tal + 1). Falha na marcação a Klose no segundo golo e não assume em nenhum momento a partida (ao contrario de Deco e até de Nani sempre que lhe deram oportunidade). Não assume na hora de receber e não assume na hora de rematar.

Algumas Notas:

- O anúncio da saida de Scolari não me parece ter sido fundamental para o fracaso nacional. Nem mesmo a suposta (e agora anunciada) lesão de Ronaldo.

- Questiono-me diariamente: Ronaldo já é o melhor do mundo? É que muitos dos meus colegas começam as conversas com ele ou ate lançam os sons do jogador referindo que vai falar o melhor do mundo. Já é oficial e eu não sabia?

- Faltaram opções a Scolari que levou um grupo, mas não conseguiu levar uma equipa capaz de responder a cenários adversos. Estudou mal a Alemanha ou não soube passar a mensagem.

- Finalmente acabou o circo mediático em torno da selecção. Não que me tenha surpreendido, mas sinceramente não vi mais do que tres ou quatro reportagens interessantes no seio de uma comunidade portuguesa com tanto para contar.

- Deco foi, para mim, o melhor jogador portugues no Euro-2008.

- Gostava que Jesualdo Ferreira fosse o novo seleccionador nacional.

terça-feira, 3 de junho de 2008

A ver vamos

Há demasiada euforia à volta da selecção. Já a esperava, mas não sei se vai funcionar num sentido positivo.

Por outro lado, não me tem agradado o à vontade com que muitos atletas têm usado o mediatismo da equipa nacional, para se pronunciarem acerca do futuro nos respectivos clubes.

Isto não me cheira nada bem, mas...