domingo, 15 de julho de 2007

O Iluminado



Gosto de Saramago. Leio Saramago com todo o prazer. Mas nem por isso sou obrigado a conter a minha revolta quando leio entrevistas como as que o prémio Nobel deu, este domingo, ao DN.

Ora, acha o senhor que “Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha e integrar um país que passaria a chamar-se Ibéria para não ofender «os brios» dos portugueses”.

Já tinha conhecimento destas tendências integracionistas do escritor, (até porque vive em Lanzarote há 14 anos) mas não é admissível que uma pessoa que eleva o nome de Portugal como fez José Saramago ao ganhar o prémio Nobel possa cuspir no prato onde comeu durante tantos anos. Pequenas Memórias, mostra o Portugal onde Saramago cresceu e se fez homem... mostra os portugueses com quem Saramago se cruzou... mostra a beleza de um país que Saramago amou... Não venhas com merdas agora! Mas que ideia luminosa... vamos juntar-nos a Espanha e está resolvido... como é que nunca ninguém se tinha lembrado? Ridículo!

Se não acreditam leiam a coisa de forma mais resumida... Ah, a sede da Fundação Saramago ficará em Lisboa! Para quê José? Uma sede na província?...

1 Comments:

Blogger Desnorteada said...

Odeio ter de concordar c ele... mas a verdade é que Portugal está longe de não precisar de Espanha: os estudantes vão estudar pa lá se não entram nas nossas universidades; as mulheres vão ter bébés a badajoz ou vão tirá-los às clínicas espanholas que lhes dão mais segurança, porque aqui ainda não se sabe se a lei da despenalização vigora ou não; os políticos desconfiam uns dos outros, mas a verdade é que a política espanhola deixa os espanhóis bem mais felizes do que a política portuguesa nos deixa a nós... A teoria de Saramago fere-nos o orgulho, mas não deixa de ter a sua razão de ser... infelizmente! :(

2:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home