segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Cães na praia? Presos, se não for pedir muito

Se há fenómeno que me incomoda na praia é o facto dos cães (na maioria privados de qualquer liberdade durante todo o ano) serem ibertados pelos donos, sempre com uma certeza: "Ah, não se preocupe que ele não faz mal!".

Sempre que acabo de ouvir isto apetece-me dizer muito simplesmente: "Vá à merda!". Mas não digo.

Ora bem, normalmente os cães apostam sobretudo na zona mais próxima da água. Lá podem molhar-se, molhar quem lá passa, cheirar rabos humanos e caninos, abrir buracos sujando a criança que está atrás, andar à pancada com outro cão, fornicar como se não houvesse amanhã e com fresquinho da água nas patas, e sobretudo... correr a ladrar atrás de quem também quer correr mas por desporto.

Não raras vezes me deparo, enquanto engano o corpo com uma corridinha, com os cães a olharem para mim. Isto quando estou a 100 metros. Vou-me aproximando... o cão continua a olhar fixamente. O dono está a dormir ou a ler... o mesmo é dizer que nada pode fazer para suster o animal, que está solto, caso este decida atacar... Quais são as minhas opções?

1) parar de correr;
2) voltar para trás, correndo o risco do cão já me ter topado;
3) voltar para trás e fazer queixa às autoridades, mas estas vão estar a multar massagistas;
4) parar e entrar na água, mas o cão nada bem;
5) parar e questionar o dono que me vai dizer: "Ah, não se preocpe que ele não faz mal!", ora merda;
6) chamar o cão e fazer-lhe festinhas;
7) continuar a correr e arriscar-me a ficar sem um membro que me pode fazer falta (por ex: braços, pernas, entre outros);

Ora, normalmente abrando e vou a caminhar, olhando de lado para o cão, que entretanto não tira os olhos de mim. Hoje aconteceu-me 3 vezes. Numa delas era um pitbull. Não me parece normal. Ninguém, e isto digo até aos maiores defensores dos animais, consegue travar ou evitar um ataque de um animal destes. Muitas vezes não têm razão para acontecer. Eles lembram-se de fazer asneiras, tal como os humanos. Acho que é uma falta de respeito continuar a deixar os cães fazerem o que bem lhes apetece na praia.

Lá por estarmos todos semi-nus não quer dizer que tenhamos de perder o juízo. Se levá-los para o areal pode já ser grave, ainda que não me importe de os ter a olhar para mim... mas por favor, pelo menos com coleira e devidamente vigiados.

PS: Que fique bem claro que não tenho nada contra os cães, muito pelo contrário. E que excluí deste meu manifesto os cães pequeninos que nem com a areia podem. Esses até dou de barato.

1 Comments:

Blogger Isis said...

eu tb n concordo em levarem caes a praia e deixarem os ditos a solta. sou das pessoas que se incomoda se tiver um cao ao pe, tenho medo e n ha nd a fazer. sei la se qdo é que o cao vai-se passar e atacar-me?! as pessoas n tem juizo... e poem a vida dos outros em risco.

6:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home