sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Santana


A posição de Santana Lopes na SIC Notícias foi engraçada. Ri-me imenso e, na altura, achei que tinha sido uma postura corajosa de um político ferido no orgulho pela chegada de um treinador no desemprego. Mas depois lembrei-me... "É o Santana!".
Ora, acho que em termos editoriais a SIC não esteve bem ao interromper a entrevista para assinalar a chegada de Mourinho. Primeiro, porque (por muito mau que tenha sido) estamos perante um antigo Primeiro-Ministro. Segundo, porque não se trata da chegada de nenhum chefe de Estado ou figura que vá mudar o panorama desportivo em Portugal nos proximos anos. Até porque, não se escusou, em inglaterra, a falar de Portugal como um país menor e que não o cativa enquanto profisisonal. Terceiro, porque estamos a meio de uma crise no maior partido da oposição em Portugal. Quarto, porque mataram uma entrevista a meio da mesma.
Por todas estas razões parece-me incorrecta a decisão editorial da SIC. Por outro lado Santana Lopes, apesar de ter razão nalgumas das coisas que disse, não deixa de ter, uma vez mais, optado pelo caminho sensacionalista. Tenho a certeza que tem mais apoiantes do que críticos, mas podia ter aguardado pela ponta final da entrevista para fazer o comentário, ou tê-lo feito e continuado em estúdio. Até porque, é um ser vivo que não existe sem as câmaras e se quiser "voltar" para a cena política vai ter de contar com todos, a começar pela SIC Notícias.
Tem razão, mas podia ter feito as coisas de outra forma. Mas gostei de ver!