quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O Porto

No Porto há ainda complexo de inferioridade relativamente a Lisboa? Há! No Porto as pessoas são mais bairristas? São! Do Porto foram fugindo ao longo dos anos os pólos de decisão da sociedade portuguesa? É verdade! No Porto há quem não consiga olhar para baixo de forma racional e sensata? Há! O que o país conhece e ouve do Porto é feito e dito por quem menos classe tem para falar sobre ele? É verdade! No Porto há tiques de provincianismo? Há!
Mas, o Porto de hoje já não é uma província. E Lisboa continua a olhar para o Porto dessa forma. Ora ignoram, ora sobrevalorizam. Não há um equilíbrio nesta relação. Quem olha da capital, vê uma cidade bonita, atractiva, engraçada (no sentido mais básico do termo)... mas não sabe interpretar os sinais evolutivos que ela tem dado.
O Porto já não é o Bolhão. O Porto já não é apenas o FC Porto. O Porto já não é Pinto da Costa nem o S.João. Ainda é tudo isto mas muito mais também. Há, no Porto potencial em várias áreas da sociedade. Investigação, desporto, política, educação, cultura... até em termos económicos há aqui alguns bastiões que resistem.

Mas este Porto não está à vista de quem quer... só de quem sabe e pode. Neste Porto há oportunidades e conhecimento. Mas este é também o Porto que prefere o trabalho ao folclore. O que está consciente de que a capital é Lisboa, mas aqui há a 2ª cidade do país.
Num país tão limitado como o nosso em termos físicos é ou não errado promover a luta Norte-Sul? É! Mas esta mesmo sem promoção vai subsistir, é natural. Errado é não saber olhar para cima, ou não saber olhar para baixo... e com isso continuar a atrofiar o efectivo e evidente crescimento da invicta.


2 Comments:

Blogger Desnorteada said...

Excelente! Adorei... Grande crónica sobre o Porto, digna até de ser publicada além blog...

6:38 da tarde  
Blogger Humberto Ferreira said...

Muito bom... Grande Post, subscrevo inteiramente. Como tudo na vida, o Porto é uma cidade para ser descoberta, e só depois de a viver é que se pode dizer se ela é bonita ou feia, se é grande ou pequena, se é rica ou pobre. Eu aprendi a gostar da cidade do Porto e a sentir-me bem nela, e vê-se que tu também... Porque apesar de muito gente pensar, nem tudo à volta de Lisboa é paisagem...

Apenas uma frase para reflectir: No Porto trabalha-se e 'vive-se'!

Um abraço e mais uma vez Parabéns pelo post

10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home